top of page

Beleza Natural - Yepario e filhos
Personagens que simbolizam a beleza natural de Brasília e com forte ligação com o meio ambiente 

Locação - Casa Yepá Mahsã

 

Yepario Tukano e filho nascido no DF

Personagens que simbolizam a beleza natural de Brasília e com forte ligação com o meio ambiente, são da etnia Yepá Mahsã (Tucano).

Meu nome é Shirlene, e meu nome indígena é Yepário. Sou do Povo Tukano, conhecido tradicionalmente como Yepá Mahsã da região do Alto Rio Negro, Amazônia. Atualmente moro em Brasília, na reserva indígena localizado no setor Noroeste no espaço da Casa Yepá Mahsã, onde estudo e trabalho com o artesanato indígena voltado principalmente na arte indígena Tukano. Sou mãe da Diakarapó Luna e Wa'hori Miguel nascidos em Brasília. E a nosso presença aqui na capital é importante uma vez que marcamos a presença no capital do país e somos de duas gerações diferentes. Na qual ajuda a valorizar a cultura e fortalecer ainda mais. Foi com esse objetivo que surgiu a ideia de trabalhar com artesanato, aproximar as pessoas através da arte para que possam conhecer a cultura e despertar a curiosidade da importância de saber os significados que ela carrega. E para a família, nos ajuda a praticar, estudar, valorizar e fortalecer ainda mais a cultura mesmo estando fora da nossa Região.

lateral.png
lateral.png

monumento histórico - Dona Gracinha

 

Uma personalidade de notória relevância cultural e social do DF

DONA GRACINHA

Locação: Parque das Garças

 

Dona Gracinha, uma personalidade de notória relevância cultural e social do DF. Nasceu em 1943, nasceu na cidade de Floriano (PI), Maria Vieira da Silva, a “Dona Gracinha”.

Aos sete anos de idade, começou a tocar gaita de boca, incentivada por seu tio (Zé Manduca) que era músico. Depois passou para o pandeiro, mas logo se interessou pela gaita ponto. Com dezoito anos, já tocava em bailes e festas em sua cidade natal. Na década de setenta, veio para Brasília, e desde então marca presença no cenário cultural da cidade realizando shows, apresentações em eventos de cultura popular, casas noturnas, bares e festas locais.

patrimônio cultural - lígia medeiros

 

Uma personalidade atuante no cenário cultural do DF

Locação: Casa/Ateliê Asa norte

 

LÍGIA DE MEDEIROS

Ligia de Medeiros, artista visual consagrada e personalidade atuante no cenário cultural do DF. Uma carioca que vive em Brasília, mestre em Planejamento Educacional pela PUC/Rio de Janeiro e em Artes Visuais pela Universidade de Brasília, que já transitou por muitas atividades, e que sabe do fio que costura tudo – desde o antiquário com foco nos anos 30 a 60 ao estúdio de design, do atelier de arte à marcenaria, da assessoria prestada a grupos de artesanato à criação e produção de móveis e objetos com madeiras da Amazônia e do Cerrado, e no desenho de joias.

lateral.png
lateral.png

legado familiar - Mestra-artesã maria apolinária

 

Feito por – Um artesão ou artífice que tenha desenvolvido sua carreira e sua produção no

Distrito Federal, podendo ser um produtor do meio urbano ou rural.

 

MESTRA-ARTESÃ MARIA APOLINÁRIA / RESIDÊNCIA EM PLANALTINA

Mestre-artesã Maria Apolinária Gomes Nascimento, Mãe de 11 filhos, hoje com 90 anos de idade, Mestre Artesã das Flores do Cerrado. Chegou em Brasília em 1960, vindo de Minas Gerais. Foi uma das criadoras do artesanato com flores naturais do Cerrado, que se tornou ao longo do tempo um artesanato típico de Brasília, e é tradicionalmente vendido no Eixo Monumental à frente da Catedral de Brasília.

Artífice da música - alexandre aden

 

Tradição e história de família –

Alexandre Alves Silva filho do Mestre Dico

Aprendeu com o pai a arte de fabricar e reformar instrumentos. Essa foi a forma que escolheu para colocar sua arte em prática.

Com violões, violas e ferramentas de trabalho, sua oficina está instalada há décadas no Mercado Sul, em Taguatinga. Filho do Mestre Dico, o pioneiro que inaugurou as atividades do Beco da Cultura, ressignificando o Mercado Sul. Construído na década de 1950, antes mesmo da inauguração de Brasília, o Mercado Sul foi um dos primeiros centros comerciais do DF. Abandonado com o passar do tempo, a partir de Seu Dico o espaço foi aos poucos sendo ocupado e revitalizado pelos moradores, pelos trabalhadores e pelo movimento cultural.

Hoje o Mercado Sul se constitui como um dos mais expressivos territórios culturais de Brasília, oferecendo diversas atividades como festas, feiras, oficinas e vivências.

triangulo.png
bottom of page